sexta-feira, 15 de julho de 2011

Helmet - Discografia




Helmet é uma banda americana de rock alternativo formada em Nova Iorque por Page Hamilton (vocais/guitarra) com Henry Bogdan (baixo), Peter Mengede (guitarra) e John Stanier (bateria) em 1989. Foram descoberto por Tom Hazelmeyer e contratados para sua gravadora Amphetamine Reptile Records, lançando seu primeiro single “Born Annoying”, no mesmo ano.Em 1990 lançaram o primeiro álbum Strap It On.

Helmet foi considerado uma banda com letras inteligentes e seu visual “comum/limpo” surpreendeu diversas pessoas, uma antítese ao visual estereotipado de bandas de rock pesado.

Seu som é caracterizado por riffs de guitarras repetitivos em afinação Drop D(ré) Drop C#(ré bemol) e Drop C(si).O som da guitarra é altamente distorcido e os refrões usam efeitos de guitarra (“guitar feed back waves” do original texto).

Hamilton é considerado como um dos mais inovativos guitarrista dos anos 90.

O nome “Helmut” foi sugerido pela então namorada de Pete Mengede. Hamilton optou pela versão anglicana do do nome “Helmet” pensando que “soava como um nome legal para a banda”.

O sucesso internacional do grupo veio em 1992 após assinar com a Interscope Records.O primeiro lançamento foi super aclamado álbum de ouro: “In The Meantime” com o hit “Unsung” liderando as paradas de rock.

Após o lançamento e a turnê do álbum “Betty” de 1994, Rob Echevarria então guitarrista na época deixou a banda para entrar no Biohazard. Em 1997 gravaram o álbum “Aftertaste” como um trio e chamaram Chris Traynor para tocar guitarra na turnê desse mesmo álbum.Infelizmente essa turnê provou ser uma das últimas do Helmet pois logo decidiram se separar.Perguntado sobre o fim da banda Hamilton retrucou “9 anos, 1600 shows, 5 álbuns e nós achamos difícil olharmos uns para os outros”.

Em 2003, ainda na Interscope Records, Hamilton reformou Helmet e lançaram o álbum “Size Matters”.

Lançaram ainda “Monochrome” e tocaram na warped tour de 2006 e mais uma vez os membros deixaram o grupo sobrando apenas Hamilton.Novos membros Kyle Stevenson (bateria) e Jon Fuller (baixo) foram anunciados em Setembro de 2006 provando que o Helmet segue firme e forte como um dos maiores ícones do rock pesado desse século.



Informações

Gênero: Metal Alternativo
Ano: 1989 - atualmente
País:Estados Unidos
Integrantes
  • Page Hamilton - Guitarra e vocal
  • Dan Beeman - Guitarra
  • Kyle Stevenson - baixo
  • Jon Fuller - Bateria

Links :


Senha : hmc


Créditos : http://o-fantasticomundodeleo.blogspot.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário