terça-feira, 26 de julho de 2011

Kyuss - Discografia



Kyuss (pronuncia-se kaius) é uma banda formada em 1988 em Palm Springs, Califórnia. Popularizou o até então desconhecido movimento musical stoner rock..
A banda ganhou status de cult pois em pouco tempo lançou álbuns aclamados e realizou várias turnês. De suas cinzas nasceram os grupos Queens of the Stone Age, Hermano, Slo Burn, Brant Bjork, Che e Mondo Generator.
Com influências que iam do heavy metal ao punk rock, a banda foi formada em Palm Springs,Califórnia em 1989 sob o nome de Katzenjammer (mais tarde nome de uma canção do álbum Wretch) composta por John Garcia (vocal), Josh Homme (guitarra), Chris Cockrell (baixo), Brant Bjork (bateria) e Nick Oliveri (guitarra base). Essa formação era um projeto da banda, na qual ela tentava tocar músicas do Black Flag sem sucesso por serem velozes demais para eles naquele tempo. E não durou muito, com Oliveri saindo por se mudar de cidade por um ano e pelo desejo de Josh em ser o único guitarrista da banda.
Logo, trocaram o nome para Sons of Kyuss, inspirados em uma criatura do jogo Dungeons & Dragons e começaram a tocar nas chamadas "generator parties", festas no meio do deserto regadas a bebidas e drogas ilícitas, em que as bandas usavam geradores movidos a gasolina para gerar energia para os equipamentos. Josh Homme começou a ganhar uma reputação por tocar guitarra elétrica através de amplificadores de baixo para criar um som pesado e grave. Muitos não os consideravam como apenas outra banda de rock/metal pelo talento de Josh na guitarra e o som mais psicodélico que eles faziam.
Após gravarem uma demo, eles conseguem lançar em 1990 um EP independente chamado Sons of Kyuss (composto basicamente das canções que formariam o primeiro álbum do Kyuss), após o qual Chris Cockrell deixa a banda. Nick Oliveri é chamado para tocar baixo no lugar de Cockrell e a banda consegue assinar um contrato com um pequeno selo californiano chamado Dali Records. A banda encurta seu nome para Kyuss.

Era Wretch (1991)

A banda lança em 1991 o álbum Wretch, mas fica descontente com a gravação e distribuição do álbum. Apesar disso, ali tinha uma banda promissora. Mas em um dos seus shows, que era o grande forte do Kyuss, conheceram Chris Goss da então banda Masters of Reality que foi convidado para produzir o próximo álbum da banda. Josh tinha 18 anos. Garcia tinha 21 anos.

Era Blues For The Red Sun (1992-1994)

Lançado em 1992, Blues for the Red Sun foi aclamado pelo público e pela crítica, a banda estava com um novo folêgo pois assinou com uma gravadora major, a Elektra Records e tinha músicas tocando na rádio, e por último, turnês com bandas como Metallica, Soundgarden e Tool. Mas com esse inesperado estouro, começa os desentendimentos entre os integrantes, principalmente pelas longas turnês. Quando a banda começa a trabalhar no próximo álbum, Nick Olivieri sai da banda e em seu lugar, entra Scott Reeder (ex-The Obsessed). Josh tinha 19 anos.

Era Welcome To Sky Valley (1994)

Com essa nova formação gravam o clássico Welcome to Sky Valley‎ lançado em 1994 e produzido por Goss também. O álbum foi um sucesso de críticas e público,e ainda mais por se tratar de um projeto ambicioso (o álbum é composto de três suítes),e entram mais turnês e mais hits. No fim da turnê, para a supresa de todos, Brant Bjork sai da banda e em seu lugar entra o músico de jazz Alfredo Hernandez. Josh tinha 21 anos. Garcia tinha 24 anos.

Era …And the Circus Leaves Town (1995)

Em 1995 sai o último álbum de estúdio da banda o experimental …And the Circus Leaves Town, um bom álbum que não agradou à imprensa e nem aos fãs, que ficaram divididos. A banda anuncia seu fim. Josh tinha 22 anos. Garcia tinha 25 anos.



 

Kyuss Lives!

Em 2010, o cantor John Garcia sai em turnê com o projeto Garcia Plays Kyuss. No mesmo ano, o músico convidou Nick Oliveri e Brant Bjork, ex-companheiros de banda, para subir ao palco no festival francês Hellfest. A recepção foi tão forte, que a banda vai sair em turnê pela Europa com o nome Kyuss Lives!. Em 2011, a banda vai entrar em estúdio com o guitarrista Bruno Fevery (substituindo Josh Homme) para gravar um disco inédito.

Informações:

Gênero: Stoner Rock
Periodo de atividade: 1988-1995
2010-Atualmente (Como Kyuss Live!)
Origem: California(EUA)


Formação Kyuss


  • John Garcia (vocal)
  • Josh Homme (guitarra)
  • Scott Reeder (baixo)
  • Alfredo Hernandez (bateria)

Formação Atual Kyuss Lives!


  • John Garcia (vocal)
  • Bruno Fevery (guitarra)
  • Nick Oliveri (baixo) (1990 - 1992)
  • Brant Bjork (bateria) (1989 - 1994)

Discografia:

Senha : hmc

Nenhum comentário:

Postar um comentário