terça-feira, 26 de julho de 2011

Planet Hemp - Discografia Completa



Planet Hemp foi uma banda brasileira de rap rock criada por Marcelo D2 e Skunk em 1993 no Rio de Janeiro, tendo como integrantes originais Marcelo D2, Skunk, Rafael, BNegão, Formigão e Bacalhau.
O grupo tinha um explícito posicionamento a favor da legalização da cânabis (maconha) e foi acusado de fazer apologia ao uso, fato que gerou muitas divergências e colocou o Planet Hemp como uma das principais bandas do Brasil na década de 90..
A banda surgiu num encontro entre Marcelo D2 e Skunk, pelas ruas do Rio de  Janeiro, no bairro do Catete. D2 usava uma camisa de uma banda de hardcore e Skunk, artesão e vendedor de camisetas de rock, deu início a um diálogo que daí nasceu a amizade e vocação. Skunk falava de música todo o tempo e nesse momento D2 resolveu que queria ser músico. Originalmente, a banda era destinada não para o rap e sim para o rock, pois nenhum deles sabia tocar qualquer instrumento.
O nome da banda foi tirado da revista americana High Times, especializada em cannabicultura, ou seja sobre o cultivo de maconha, e Hemp que, na língua inglesa, significa cânhamo. Esta estratégia de colocar o nome na língua inglesa não foi muito bem-sucedida, pois poucos anos mais tarde o grupo inteiro foi preso por apologia às drogas. Mais tarde, se juntaram a Skunk e D2, Rafael, Formigão e Bacalhau.
No palco, os vocais falados do rap foram misturados com as guitarras psicodélicas e com letras que pediam a legalização da maconha. Desde o começo, o Planet Hemp se destacou por sua performance ao vivo. Na maioria dos seus shows, a eventual intervenção da polícia provocava brigas e confusões.
Registraram uma única [fita demo]] e seguiram o circuito alternativo em apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba e em festivais como o Juntatribo (Campinas) e Superdemo. A morte de Skunk, em decorrência da AIDS em 1994, quase decretou o fim do grupo. Mas BNegão, que era presente em todos os concertos, assumiu o outro vocal. A banda conseguiu um contrato com a Sony Music (Superdemo / Chaos) e gravaram três álbuns: Usuário (1995), Os Cães Ladram mas a Caravana não Pára (1997) e A Invasão do Sagaz Homem Fumaça (2000).
Lançado em março de 1995, o disco Usuário contava com hits como "Legalize Já" que se transformou em hit, apesar do videoclipe ter sofrido censuras. Mas o grupo não chamou atenção somente pelas letras que falam de maconha e legalização. As 17 faixas não se restringem à legalização apenas. O disco aborda temas que giram em torno de violência, dos menores de rua, e das dificuldades financeiras enfrentados pelo cidadão comum brasileiro. A banda foi presa após um show em 1997, novamente por apologia às drogas.
O Planet Hemp já tocou com Black Alien & Speed, Beastie Boys, Cypress Hill e lotou o Metropolitan (atual Citibank Hall) em um concerto conjunto com os Raimundos, com público de mais de 6 mil pessoas.
A última formação contou com Marcelo D2 (vocal), BNegão (vocal), Formigão (baixo), Rafael (guitarra), Pedrinho (bateria), Zé Gonzales (DJ) e Apolo 9 (teclados). São presença nas rádios de rock, e tiveram duas indicações no Video Music Brasil 1996, onde inclusive fizeram um show, junto com O Rappa.
A último disco foi o MTV Ao Vivo: Planet Hemp, de 2001. No mesmo ano, a banda terminou por conta de brigas entre os membros da banda, além da preferência dada por Marcelo D2 à sua carreira solo.
Após 10 anos de separação, a banda voltou a se reunir no palco do Armazém 2, no Píer Mauá na cidade do Rio de Janeiro, no dia 20 de outubro de 2010 em uma festa organizada pela MTV Brasil em comemoração aos 20 anos da emissora no Brasil. O "pocket-show" teve a apresentação das músicas "Dig Dig Dig", "Legalize Já", "Stab", "Mantenha o Respeito", "Queimando Tudo" e "Seus Amigos". Apesar da aclamação do público no local ou via Twitter, Marcelo D2 escreveu no seu microblog que não há planos de uma reunião da banda para uma "mini-turnê", que esta apresentação foi como "tocar em um aniversário de um amigo sem babaquice ou pressão...".





Gênero: Rap rock, rapcore, rap, hardcore punk, funk rock
Periodo de atividade: 1993 - 2001
2010 (Reunião Parcial)
Origem: Rio de Janeiro (Brasil)



Formação:

  • Marcelo D2 (Vocal)
  • B.Negão (Vocal)
  • Formigão (Baixo)
  • Rafael (Guitarra)
  • Pedrinho (Bateria)
  • Zé Gonzales (Dj)
  • Apolo 9 (Teclados)

 

Discografia :


EP:

1996 - Hemp New Year 




Sehnha : hmc

Nenhum comentário:

Postar um comentário